Manutenção de Tratores

Um controle de manutenção de tratores corresponde a cerca de 50% de economia do custo total da produção.

A manutenção de tratores agrícolas pode ser realizada de duas formas: em caráter corretivo ou em caráter preventivo. O modo corretivo consiste em fazer a reparação da máquina, quando ocorre uma falha. O método preventivo consiste em executar diversos cuidados periódicos visando prolongar a vida útil dos componentes da máquina, além de favorecer condições satisfatórias de funcionamento.

Um controle adequado de manutenção, além de favorecer a vida útil das máquinas e reduzir as possibilidades de falha, oferece subsídios para a realização de estudos econômicos acerca do uso de máquinas, o que corresponde a cerca de 50% de economia do custo total da produção.

Reparos & Manutenção

Sistema Hidráulico
Motores
Sistemas de Transmissão
Bombas & Injeção

No início do desenvolvimento dos motores de combustão interna, a lubrificação era feita apenas por  meio de óleos minerais, sem qualquer uso de aditivo. Os períodos entre as trocas eram curtos, o que fazia com que os motores necessitassem de frequentes desmontagens para limpeza.

Sistema de alimentação de combustível

É composto pelo tanque de combustível, tubulação, bomba, injetores e filtros. Junto ao filtro de combustível há um copo sedimentador que deve ser drenado diariamente. O filtro do combustível deve ser trocado regularmente e a tubulação verificada quanto à presença de vazamentos.

A bomba injetora opera sob elevada pressão e está sujeita a desgaste e entupimentos caso o combustível tenha qualidade pouco satisfatória. Em motores modernos o sistema de injeção de combustível é eletrônico havendo diversas configurações e exigências em termos de características do combustível.
O combustível deve ser limpo, livre de resíduos e água. A maneira de armazenar o combustível tem grande importância na preservação de suas qualidades assim como suas características, se predominantemente diesel ou biodiesel.

A manutenção do tanque cheio é importante para evitar o acúmulo de água no combustível, o ideal é que o abastecimento seja realizado ao término do dia de trabalho. Manter o tanque cheio evita condensação de água em suas paredes internas nos períodos mais frios do dia.

Manutenção periódica

A introdução dos primeiros aditivos detergentes, em forma de sabões metálicos, resultou em melhorias significativas quanto à limpeza interna dos motores. À medida que os óleos foram se tornando mais eficientes, surgiram também motores mais modernos, com maior potência, usando menos óleo lubrificante

Nível de óleo lubrificante do motor
Drenagem do pré-filtro e do filtro de combustível
Verificação do nível de água no radiador
Verificação do funcionamento dos faróis, das lâmpadas de freio e das indicadoras existentes no painel
Lubrificação geral de partes do trator com graxa
Abastecimento ao final de cada jornada de trabalho
Limpeza do filtro de tela na entrada da bomba alimentadora
Verificação do nível de óleo da direção hidráulica
Peaperto geral de porca
Verificação da tensão da correia do ventilador
Verificação do nível de solução da bateria

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